Untitled Document
 
             
             
           
  você está em » Dicas Culturais
Untitled Document
Untitled Document
Área restrita
CPF:
Senha:

- por Ascom/CAIXA
Esculturas de Salvador Dali na Caixa Cultural Brasília

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, nesta quarta-feira (16), a exposição Salvador Dalí – Esculturas Surrealismo Tridimensional. A exposição é inédita no Brasil e reúne 26 esculturas do artista espanhol, de pequenas e grandes dimensões. A exposição permanece na CAIXA Cultural Brasília até 15 de junho. 
 
As peças expostas fazem parte de uma coleção privada, a Coleção Clot, que conta com 44 obras de variados tamanhos, esculpidas pelo artista entre 1970 e 1981. As obras foram esculpidas em cera e depois feitas em bronze com a técnica de fundição por cera perdida. Das 26 esculturas, 24 são de Dali. As outras duas são de artesãos que trabalhavam sob sua orientação. 
 
Salvador Dali é um dos maiores expoentes do surrealismo. Em sua trajetória, passou com desenvoltura por quase todas as expressões artísticas e firmou importantes parcerias. Foi grande amigo de Pablo Picasso, produziu o cenário do espetáculo Mariana Pineda, de Federico Garcia Lorca, produziu com Luis Buñel o filme O Cão Andaluz, em 1928. Já casado com a russa Elena Dimitrievna Diakonova, apelidada de Gala, em 1942, o artista se refugiou da segunda guerra nos Estado Unidos e trabalhou com Alfred Hitchcock e Walt Disney.  
 
Depois da morte de Gala, em 1982, entrou em uma fase obscura, recusando-se a comer e a trabalhar. Ela foi a inspiração para inúmeras obras do artista. Dali morreu em casa, em 1989, de parada cardíaca. 
 
As obras expostas que fazem parte da exposição foram feitas durante sucessivos verões que Dali passou em sua casa em Port Lligat, na Catalunha.  As esculturas têm tamanhos variados. Três delas, com mais de três metros de altura, ficarão no hall de entrada do Teatro da CAIXA.  
 
Serviço
 
Salvador Dalí – Esculturas Surrealismo Tridimensional
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Acervo 
Endereço: SBS, quadra 4, lotes 3/4 – Asa Sul, anexo à matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Abertura: 15 de abril, às 19h 
Visitação: 16 de abril  a 15 de junho, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h   
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca
 
 

Dicas recentes:

Até 07/04/2013
Em Cena no Planalto


[volta]

 
Untitled Document
Associação dos Servidores do Ministério Público Federal - ASMPF
Você acredita que a seleção brasileira pode vencer a Copa do Mundo?
Sim, Brasil será campeão
Talvez, mas temos que melhorar
Não, o time não é bom o suficiente
Associação dos Servidores do Ministério Público Federal - ASMPF
Banco Alfa