top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

5º ENCONTRO DOS NÚCLEOS 2024

Tipo de projeto

Encontro de Representantes

Data

21, 22 e 23 de março de 2024.

Local

San Marco Hotel - Setor Hoteleiro Sul - Brasília

5° ENCONTRO NACIONAL DOS DIRETORES DA ASMPF

Nos dias 21, 22 e 23 de março de 2024 os Diretores dos Núcleos Estaduais e da Diretoria Executiva da ASMPF se reuniram na cidade de Brasília.

Na sexta-feira (22), se reuniram com Dr. Carlos Fernando Mazzoco (Procurador da República – Chefe de Gabinete do PGR) e com Cleuber Delano (Secretário Executivo da SG/PGR) para apresentarem as necessidades dos servidores, bem como ouvirem a Administração do MPF.

Como pauta, foram abordados os assuntos: auxílio-saúde, pagamento do passivo dos quintos, auxílio pré-escolar aos dependentes especiais, reestruturação, e qualidade de vida no trabalho.



Auxílio Saúde

Foi exposto pelos Diretores a necessidade de paridade do pagamento entre os servidores. Apesar do avanço reconhecido pela categoria no recebimento do auxílio-saúde a todos os servidores, ocorre que a atual regulamentação do benefício traz severas distorções, sendo a base de cálculo para pagamento vinculada a parte da remuneração de cada servidor (Vencimento+GAMPU+FC/CC), tendo como consequência que, quem recebe mais ganha mais e quem recebe menos ganha menos. Além disso, alguns recebem 5% e outros 8%, em função do artigo 2º da Portaria PGR/MPU 176/2023. Restou consignado que a ASMPF formalizará pedido devidamente fundamentado solicitando auxílio-saúde igual para todos os servidores, por outro lado, a Administração se comprometeu a estudar o assunto e, havendo recursos financeiros, poderá atender o pleito.

Quintos

Os Diretores requereram o pagamento dos passivos relacionado aos quintos, por entender ser justo e direito dos servidores que possuem o passivo a receber. A Administração informou que o assunto já está em fase final de análise na SAJ com parecer favorável e havendo recurso financeiro será pago.



Auxílio Pré-Escolar aos dependentes especiais

Foi solicitado aos representantes da Administração do MPF que revisem a questão do auxílio pré-escolar aos dependentes de servidores que possuam deficiência mental, intelectual, sensorial ou motora.

Ocorre, que a edição da Portaria PGR/MPU nº 65, de 9 de junho de 2023, alterou o critério para recebimento do benefício, impondo obrigação em até 6 (seis) meses, de realização de perícia médica, comprovando que a idade intelectual do dependente especial seja inferior a 6 (seis) anos.

A alteração, não levou em consideração as demais deficiências, quais sejam: mental, sensorial e motora. Como agravante, o tempo oportunizado para realização da perícia médica é insuficiente, em decorrência, da dificuldade em se conseguir marcar consultas com peritos especializados.

Na visão da ASMPF, a nova portaria dificultou sobremaneira o recebimento do auxílio pré-escolar aos dependentes especiais, limitando as oportunidades educacionais, impactando financeiramente as famílias e diminuindo a inclusividade dos mesmos na sociedade.


A Administração comprometeu-se em analisar as possibilidades de melhorias relativas a esta demanda.



Reestruturação

As Diretorias da ASMPF demonstraram à Administração a preocupação com diminuição da força de trabalho, onerando demais os servidores que, na maioria das situações um único servidor executa tarefas de dois ou mais servidores, acarretando sobrecarga laboral. A Administração informou que já está finalizando o mapeamento da força de trabalho a nível nacional a fim de mitigar esse problema. Foi informado que se pretende abrir um concurso público no próximo semestre.



Qualidade de vida no trabalho



Os Diretores demonstraram à Administração a crescente desmotivação dos servidores que ultimamente não têm visto o atendimento aos pleitos financeiros em detrimento aos frequentes pagamentos de passivos aos membros. Ainda, a diminuição da força de trabalho, acarretando sobrecarga de trabalho, resultado da aposentadoria de servidores e a não reposição.


A ASMPF se colocou a disposição para ajudar na melhoria da qualidade de vida, inclusive, nos estados, por meio das Diretorias nos Núcleos.

Participaram da reunião:



Umbelino Bezerra - Diretor Estadual ASMPF - São Paulo

Marcio Luggeri – Tesoureiro Estadual - São Paulo

Glauco Cavalcante – Diretor Estadual ASMPF – Rio de Janeiro

Claudia Ferreira – Diretora Estadual ASMPF – Bahia

Juarez Alencar – Diretor Estadual ASMPF – Alagoas

Maria Lúcia Medeiros – Diretora Estadual ASMPF – Goiás

José Luiz Rosendo – Diretor Estadual ASMPF – Maranhão

Valmir M. de Almeida – Diretor Estadual ASMPF – MPT/Bahia

Neliane Maura – Diretora Estadual ASMPF – Piauí

Maria Carla Freitas – Diretora Estadual ASMPF – Paraíba

Givaldo Guerreiro – Diretor Estadual ASMPF – PRDF

Thiago Medeiros – Diretor ASMPF – Núcleo Polícia MPU

Pedro Antonio – Tesoureiro – Núcleo Polícia MPU

Rogério Virgínio – Presidente do Conselho Fiscal ASMPF

Noel Batista Júnior – Vice-Presidente do Conselho Fiscal ASMPF

Carlos José Lopes – Secretário-Geral Adjunto da ASMPF

Valdir Nunes – Secretário-Geral da ASMPF

Joanildo Santiago – Tesoureiro da ASMPF

Suely de Araújo Masala – Presidente da ASMPF

Deocleciano Costa Farias – Vice Presidente da ASMPF

No dia 23, foi realizada a prestação de contas anual da Diretoria Executiva e das Diretorias dos Núcleos estaduais, sendo todas as contas, Nacional e Estaduais, após parecer do Conselho Fiscal da ASMPF, aprovadas com louvor e por unanimidade por todos os presentes, demonstrando compromisso e seriedade na gestão dos recursos financeiros da ASMPF.

bottom of page